top of page

Presente Pix - seria uma pirâmide?

Foto do escritor: Marisa AraujoMarisa Araujo

Atualizado: 26 de nov. de 2024

Muita gente conhece o termo "presente pix" que já virou moda entre várias "tribos". Mas para quem não conhece, vou tentar explicar:


Quando uma pessoa faz aniversário, um(a) amigo(a) se oferece para organizar uma lista para presentear esse aniversariante com dinheiro, arrecadado dos participantes. Essa lista varia e pode incluir empresas também, além de não ter um valor específico. "O céu é o limite", mas nada menos que R$ 50.


Vendo por um lado, é uma ideia genial visto que o(a) aniversariante recebe uma quantia razoável e usa, seja para comprar coisas, viajar ou mesmo guardar numa poupança.


Mas não se pode dizer que não é um esquema de pirâmide visto que um dia uma pessoa está na base e, no outro dia, ela estará no topo, já que todos concordam e fazem entre si.


Saudável e divertido, sim, mas quando expõe a quantia enviada de cada um pode ser considerado esnobe e prepotente. O importante não é participar? Só que tem esse porém e já está dando o que falar.


Quem pode ajudar com menos se sente constrangido diante de outra pessoa que pode ajudar com mais e aí a brincadeira não fica tão divertida assim.


O certo, na minha opinião, era que só o administrador da lista soubesse a quantia enviada de cada um, seja em pix (o mais comum e usado) ou transferência eletrônica. Essa pessoa organizadora é responsável e com certeza da confiança do(a) aniversariante, então qual o problema?


Eu digo isso porque já fizeram lista assim para mim, no meu aniversário e, com os comprovantes de depósitos expostos, teve quem viesse fazer as contas de quanto eu iria receber. E, na minha opinião, nem o aniversariante deveria saber quanto cada um depositou, pois isso evitaria constrangimento, tipo: "Poxa, ajudei tanto essa pessoa" ou ainda "ela podia ter me presenteado com mais já que é tão rica" ou mesmo "poxa essa pessoa sem poder me ajudou". Sempre terá julgamentos...


Se você pertence a uma "tribo", saiba que não está imune a essa brincadeira, que eu acho super eficiente e ainda dá liberdade para o feliz agraciado decidir e não ter decepções com presente indesejado ou até mesmo inapropriado.


Comenta aqui o que você acha! Já recebeu um presente assim? Tá na moda, heim!





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

ABSOLUTE RIO é nome fantasia da empresa

Marisa Destefane de Araujo Cunha Serviços de Edição, CNPJ 07.379.356/0001-27.

Contatos:

Pautas: imprensa@absoluterio.com.br -

Diretoria: diretoria@absoluterio.com.br - Cel Phone Whats app+55 21 98203-2922 

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. 

Site: Arte by MARISA ARAUJO - RIO DE JANEIRO/BRASIL

bottom of page