Projeto infantil gratuito promove oficina de musicalização,
comemorando em outubro, o mês especial da criança e do professor,
com apresentações em dias alternativos.
Sucesso desde que estreou em março, ja foram realizadas, 29 visitinhas e tendo 700 crianças participado das atividades.
Agora teremos apresentações no dia das crianças e fim de semana, dedicado aos professores
Programa voltado para as crianças, o ‘VISITINHA NAS ARTES’, foi criado por Mila Schiavo, percussionista, baterista, produtora e empresária musical e primeira mulher em 90 anos, a ser convidada para ser julgadora no quesito Bateria no Desfile das Escolas de Samba em 2022.
Ao idealizar o projeto, Mila criou a personagem ‘Batutinha'.
A personagem é uma menina que almeja ser maestrina e caminha batendo os pés no ritmo das músicas, como se estivesse batendo num tambor. Seu amor pelas artes a levou a se abrigar na Cidade das Artes e lá ficou, servindo de exemplo de representatividade, inclusão e inspiração para jovens artistas.
Selecionado pelo edital FOCA da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, a “Visitinha nas Artes'', apresenta temática infantil e oficina de musicalização.
Mila explica: "A Visitinha nas Artes'' é uma forma lúdica de apresentar a Cidade das Artes para as crianças, para isso foi criada a personagem Batutinha, o fio condutor dessa história. Em um primeiro momento, as crianças poderão conhecer a história do complexo, sua arquitetura, e as salas de espetáculos e ensaios, que estão entre as melhores do mundo. A segunda parte do programa é a oficina de musicalização infantil, onde iremos trabalhar com conceitos musicais como regência, naipe, ritmo, melodia e harmonia."
A ‘Visitinha’ conta com roteiro de Massimo Ferrarese, conduzido pela Professora de Musicalização Caroline Ribeiro, que interpreta a Batutinha.
O programa é dividido em duas partes:
- Visita guiada na Cidade das Artes, vai despertar o interesse das crianças nas artes e questões urbanas, tendo como partida o projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, também responsável pelo Cité de La Musique de Paris.
O roteiro criado por Massimo Ferrarese, apresenta a personagem Batutinha acompanhada de um guia profissional de turismo para a comunicação entre os participantes.
- Oficina de Musicalização Infantil com duas professoras. Uma das professoras será a Batutinha e a outra o músico amigo, que estará ensaiando com ela. Existe uma relação entre a Batutinha andar marcando os pés no ritmo das músicas e seu desejo em ser maestrina. Antes do surgimento da figura do maestro, os músicos das orquestras eram "guiados" por uma marcação de tempo, ou seja, a marcação de tempo é, de forma bem simples, a primeira função do maestro em um coro ou orquestra. A aula ensinará de forma lúdica a importância do ritmo através de brincadeiras, percussão corporal e canto.
Oficina de musicalização
Assim, a ‘VISITINHA NAS ARTES’, cumpre a vocação da CIDADE DAS ARTES, de inclusão, despertar e incentivar a cultura ao reunir famílias com crianças da cidade do Rio de Janeiro, visitantes e proporcionar um programa leve, alegre, com conteúdo capaz de divertir a todos!
Fiquem atentos às datas especiais!
Sábado 01/10 - 9h e 11h
Eleição - Domingo 02/10 (Não haverá Visitinha)
Domingo 09/10 - 9h e 11h
Quarta Feira 12/10 (dia das crianças) - 9h / 11h
Sábado 15/10 - 9h e 11h (Fim de semana homenagem ao professor)
Domingo 16/10 - 9h e 11h (Fim de semana homenagem ao professor)
Domingo 23/10 - 9h e 11h
Sábado 29/10 - 9h e 11h
Eleição - Domingo 30/10 (Não haverá Visitinha)
Ingresso: gratuito
Duração: 90 minutos (45 de visitação e 45 de oficina)
Reservas pelo email: milamusiced@gmail.com ou pegar com uma hora de antecedência na bilheteria da Cidade das Artes.
Informações Instagram: @visitinhanasartes / @cidededasartes
Capacidade: 50 pessoas com capacidade máxima de 20 crianças e com a exigência de pelo menos um responsável durante todo programa.
Classificação etária: 3 a 12 anos (Crianças de colo podem ir com os pais, sem participar da aula)
Acessibilidade: A Cidade das Artes tem acessibilidade e a ‘Visitinha’ conta com profissional intérprete de libras.
Equipe:
Direção, criação e produção executiva: Mila Schiavo
Roteiro: Massimo Ferrarese
Produção: Bianca Calcagni
Oficina de Musicalização: Caroline Ribeiro
Figurinos: Renato Carneiro (Katuka Africanidades)
Direção de Arte: Isadora Marzano
Ilustrador: Guilherme Cavalcante
Tradutor de Libras: Marlon Soares
Assessoria de Imprensa: Ana Paula Romeiro / Luiz Menna Barreto
Som & Luz: Leandro Darski
Assessoria Jurídica: Maria Teresa Schmidt
Assessoria Contábil: Edgard Kawasaki
Sobre Mila Schiavo:
Graduada em percussão pela Berklee College of Music (Boston/EUA), Mestrado em Administração pela PUC RJ e MBAs em Gestão Pública e Agenciamento Cultural pela Fundação CECIERJ – SEC/RJ e em Gestão Empresarial pela PUC/RJ
Reconhecida no meio musical, Mila Schiavo trabalhou com Roupa Nova, Barão Vermelho, Leny Andrade, The Brooklyn Philharmonic Orchestra, Titãs, Iza, Guilherme Arantes, David Byrne, Howard Levy, Paulo Moura, Virgínia Rodrigues, Caetano Veloso, Nelson Motta, Vinicius Cantuaria, Nico Rezende, Bebel Gilberto, Antonio Adolfo, Roberto Gnattali, entre outros.
Aprovada pela LIESA para atuar como julgadora no quesito bateria nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2022. É a primeira vez, em 90 anos de desfiles, que uma mulher julga o quesito bateria.
Pioneira na divulgação e ensino da percussão no Rio de Janeiro, foi produtora do Festival de Percussão da UERJ no ano 2000, o primeiro no gênero no Rio de Janeiro e fundou no mesmo ano a primeira escola de percussão e bateria da cidade, a Maracatu Brasil.
Abriu sua escola, Mi La Musica, e durante a pandemia criou os cursos The Brazilian Virtual Choir Lab (Laboratório de Coral Virtual Brasileiro) e o Bossa Nova BootCamp, programas online de imersão cultural na música brasileira voltado para alunos estrangeiros. O curso já teve alunos da Austrália, EUA, França, Holanda, Itália e Brasil. Além dos cursos internacionais, a escola tem cursos de percussão, bateria, Canto Coral, entre outros.
Comments