A inveja é um sentimento que foi instalado na infância. Sabe aquela mania que alguns pais têm, aquela mania de comparação? Pois ali está a gravidade, despertando um sentimento de inferioridade, incentivando assim a inveja.
O incrível é que esse sentimento a acompanha até a fase adulta. Ficando claro que, mesmo uma pontinha de inveja, se dá pela baixa autoestima.
Aí você me pergunta: como não sentir inveja do outro? Gostando de quem você é, sentindo gratidão pela sua vida, se valorizando e parando de se rejeitar.
O invejoso nunca está satisfeito com suas qualidades e conquistas, ele está sempre com um olhar voltado para o que acontece de errado nele e não filtra o que é bom. Tem desejo sem medida de possuir ou gozar o que é de outro.
Inveja é algo profundo que corrói a alma. A inveja é uma das emoções mais negativas. Sim!
Possuída por ela, você mata, tenta destruir a vida de quem está ao seu lado, inventa , mente. Chamo pessoa invejosa de diabólica.
Tenho vários exemplos que já ouvi em sala de aula. Vou passar um que me deixou curiosa.
Uma pessoa não se cansava de falar para a amiguinha:
_ O seu marido é bem melhor que o meu, o seu faz isso, o seu faz aquilo.
Engraçado que, quem estava ouvindo, falava que o marido da outra, também era bom, só que ela não conseguia enxergar, tinha sempre um olhar negativo para a vida dela, e um olhar de desejo para via alheia. Só quer o bônus, não o ônus. Só filtra o que é bom do outro.
Entenda! O invejoso não quer o que você tem, quer ser você. Simples assim! Entende?
Porque o olhar está sempre focado no outro, ignora sempre suas próprias bênçãos, conquistas. Assim é em tudo. Você sabia?
A inveja corrói a pessoa, a amizade, aí se vê só, sem amigos, sem nenhuma forma de amor e carinho. Triste não é? Mas é real.
Vamos agora imaginar que você tenha esse sentimento. Como faço para ficar curada?
Sempre falo que, em tudo você precisa querer, planejar e se posicionar. Precisa ainda entender que não consegue resolver sozinha, seja sincero com você e não tenha vergonha de você, não está só.
Procure ajuda. Não é fácil se transformar, mas você consegue. Você, consegue tudo que deseja. Entenda, se fosse fácil, todos fariam. Mas, como dizia minha mãe, você não é todo mundo.
Vamos lá!
Aprenda a dar valor às coisas que você já tem. Esse é o segredo do contentamento, que protege da inveja. Seja fiel aos seus valores, as suas crenças e sonhos. Esteja sempre disposto a ajustes.
Pare de querer mudar coisas que não têm como ser mudadas, algumas, você pode alterar, mudar, adquirir, treinar que serão alteradas. Outras são imutáveis, como sua família, nacionalidade.
Aceite, tudo ficará mais fácil e leve. A felicidade não está em ter tudo que os outros têm, mas em desfrutar daquilo que Deus lhe dá.
Seja imparável, procure melhorar a cada dia, seja todos os dias uma pessoa, hoje melhor que ontem. Aceite os desafios. Seja natural, que o sobrenatural será garantido.
Acredite em você!
Comments